O Melhor Arranhador, Comedouro e Tudo Mais

Aqui darei a minha opinião sobre os melhores produtos para seus gatos, baseado na minha experiência com os meus, com os gatinhos que cuido como pet sitter e em informações de livros. Eu já fiz um post parecido há quase um ano atrás, mas achei que faltava alguns itens. Então aí vão!


Comedouro


Material: O potinho para ração deve ser de aço inox, vidro, cerâmica ou barro polido. O plástico e o alumínio soltam substâncias tóxicas na comida e na água. Isso vale para nós também.

Formato: Deve ser relativamente raso e largo para que o gatinho não encoste os bigodes quando for comer. Eles não gostam disso.

[Dica] Coloque pouca ração e várias vezes por dia. A ração que fica exposta por algumas horas os gatos evitam comer. Se passa o dia todo fora, vá adicionando só um pouco por cima daquela, ou misture com a ração do pacote.



Bebedouro


Material: Mesmo do comedouro.

Fonte elétrica: Algumas são difíceis de limpar e encaixar. Pode formar lodo e dar cheiro ruim. A maioria das fontes são de plástico. Deixar ligada na tomada 24 horas por dia gasta energia e há o risco de incêndio. Se seu gato se acostuma, não tomando água de nenhum outro lugar, quando a fonte quebrar, será um problema.

[Dica] Não abra a torneira para seu gato beber água. Assim como a fonte, ele se acostuma e quando não tiver ninguém para abrir, ele pode passar cede.



Brinquedo


Os brinquedos favoritos dos gatos de uma forma geral são varinha com penas e bolinha de ping-pong. Laser também é muito bom. Se não puder gastar, caixas de papelão, fios e bolas de papel também fazem a alegria deles. A maioria não liga para os ratinhos, porém é bom lembrar que cada um tem seu gosto.

[Dica] Quando a varinha perder as penas, amarre fitas nas pontas. Eles vão gostar!
[Dica2] Compre penas de pavão ou faisão para brincarem. Custa de R$ 1,50 a R$ 2,50 cada.



Cama


Alguns curtem camas/casinhas, outros preferem dormir pela casa mesmo. Descubra se o seu gosta antes de gastar uma grana numa linda que pode nunca ser usada. Colocá-la em lugares altos, ou onde ele costuma deitar, pode fazê-lo usar. Um pano limpo no chão também agrada.




Arranhador


Se você tem tapete, deixe-o afiar as unhas lá. Ele gosta e não estraga. Se não tem, então é necessário comprar um arranhador. Os que tem pelúcia, acumulam muito pelo e poeira. O preferido deles, são os verticais. Alguns importados, você pode aparafusar na parede. Os feitos de papelão precisam ser trocados constantemente.



Caixa de areia


A caixa precisa ser grande, para o gato caber bem e poder se movimentar lá. Alta, para que não caia muita areia para fora. Aberta, para o cheiro sair. Acho que aquelas com uma borda branca, para dentro, não evita que saia areia e ainda deixa a caixa apertada. A não ser que seja alta, como a da foto.

[Dica] As caixas feitas para gatos são caras. Para economizar, compre a caixa que os açougueiros ou padeiros usam em seu trabalho. Alguns pet shops já tem.




Caixa de transporte


Material: As caixas macias tem uma tela de plástico que o gato rasga facilmente. Compre as de plástico rígido mesmo e coloque um pano no fundo para ficar mais confortável.

Tamanho: Eu prefiro as grandes, pois não gosto de aperto, mas se você pretende viajar de avião com ele, veja no site a cia aérea o tamanho que a caixa precisa ter.

Algumas tem suporte para colocar o cinto de segurança do carro, outras tem comedouro e bebedouro acoplados para viagens longas. Pesquise qual é a melhor para o seu caso.





Coleira


É importante colocar coleira com seu nome e telefone para o caso de perda do animal, principalmente nos filhotes que costumam fugir. Para isso, compre uma tag ou borde as informações. Verifique o fecho (o melhor é o da foto) e o material. Algumas abrem sozinhas o tempo todo, outras podem ser duras e machucar o pescoço. Cuidado para não ficar muito frouxa, pois pode prender na boca do gato (já aconteceu comigo). Se tem mais de um gato, quando eles brincarem vão desfiá-la e terá que ser trocada sempre.




Petisco, grama e catnip


Petisco: Os gatos que vivem em apartamento não fazem muita atividade física, tendem a obesidade, então eu acho melhor dispensar os petiscos. A não ser que seja do tipo que limpa os dentes. Não acredito que fiquem mais felizes por causa dele.

Grama: É boa para a eliminação dos pelos em gatos com esta dificuldade, porém vomitando não é a melhor forma. O vômito frequente causa lesões no esôfago. Além disso, algumas gramas podem fazer mal. Compre as específicas para gatos, vendidas em pet shops ou pergunte ao seu veterinário e use com moderação.

Catnip: Não há estudos que comprovem se o catnip (Erva do Gato) não provoca algum problema de saúde. Ele "dá barato" e não vejo necessidade nenhuma de usá-lo. Por tanto eu não recomendo.


Deixe um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...